![Screen Shot_meltingglacier.png](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/5ece7f22059b351bef6fe92c/1598884095549-C5ID4VWX8CQ1ENQ5VHCM/Screen+Shot_meltingglacier.png)
Internacional nível de ação
Para promover a responsabilidade jurídica do local para o global, deve-se partir do fortalecimento de instituições que já se encarregam desse tema com base instrumentos jurídicos internacionais já existentes, utilizando as melhores práticas e precedentes, explorando aspirações ousadas e visionárias do que é necessário para transformar sistemas e conseguir justiça.
Clique em cada balão de ação abaixo para saber mais.
![](https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/5ece7f22059b351bef6fe92c/1596398990011-HLU51QZO2OOS7FIJ5MO6/map%2Boverlay.png)
Implementação das medidas do roteiro de responsibilidade jurídica
Ao implementar as medidas estabelecidas neste roteiro, os tomadores de decisão e os movimentos em todos os níveis devem ter em mente:
A aprovação dessas políticas e medidas é simplesmente o primeiro passo para responsabilizar as indústrias poluidoras e destrutivas: haverá muito trabalho para funcionários do governo, tomadores de decisão, ativistas e sociedade civil para garantir que essas medidas sejam totalmente implementadas e nos levem em direção à mudança transformadora de que o mundo precisa.
A responsabilidade jurídica deve ser aplicada a todos os setores e empresas que tomam decisões de negócios que contribuem para as mudanças climáticas e tem impactos, ou que causam danos às pessoas e à natureza. Além da indústria de combustíveis fósseis, essas indústrias incluem, mas não se limitam a, a indústria do agronegócio, a indústria de madeira, papel e celulose, a mineração e o setor de energia.
Muitas dessas medidas podem ser igualmente aplicadas às empresas estatais. Como os contextos nacionais e as necessidades únicas variam de país para país, vale a pena considerar onde aplicar e como adaptar os princípios e medidas listados no roteiro de responsabilidade para lidar com as empresas poluidoras estatais. Ao fazer isso, os fatores a serem considerados podem incluir, mas não estão limitados ao grau de controle democrático na entidade, função, uso de financiamento de receitas de petróleo/ gás e capacidade de resposta da entidade para a transição para fontes de energia renováveis e regenerativas.
As medidas implementadas no nível nacional devem apoiar e reforçar, ao invés de contradizer, as medidas implementadas no nível subnacional e local, e vice-versa.